Diga-nos a sua razão para ir de férias à Madeira
Quinta-feira, 22 de Abril de 2010
D' Abrew Sahagum

Quero um dia ir à Madeira para rever o lugar das minhas origens maternas. Sou descendente de madeirenses que, no final do séc. XIX, foram enviados com grandes promessas do governo português (não cumpridas, é claro!... este defeito vem de looonnngeee….) para povoar o Planalto da Huíla, Sul de Angola. Desembarcaram-nos na antiga Moçâmedes, hoje Namibe, e foi-lhes dito que subissem a Serra da Chela, um maciço granítico imenso! Passaram fome, sede, frio. A determinada altura depararam-se com uma nascente que lhes saciou a sede. A água rojava de uma pedra. Os madeirenses apelidaram-na de "a pedra da Providência"... Os 2 filhos que os meus Bisavós (naturais do Concelho do Funchal) tinham, nascidos na Madeira, morreram na grande caminhada/subida - assim como outras crianças. Quando finalmente chegaram à Huíla, que era desabitada, as suas primeiras residências foram barracões comunitários. Com as suas próprias mãos moldaram os tijolos para as suas futuras casas.
As condições desumanas com que foram tratados pelo governo português foram transmitidas para os familiares na Ilha e obviamente ninguém mais queria ir para Angola. Mas era imperativo povoar o planalto da Huíla. Se não havia voluntários, houve que encontrar outra forma de enviar para lá gente. Assim, realizaram-se rusgas na Ilha da Madeira e foi deste modo que muitos madeirenses foram para Angola. Contribuíram "à força" para o que o governo português se tinha proposto! Isto faz parte da História!
O nome da minha família está registado no Livro da Fundação da Cidade do Lubango, que depois foi chamada Sá da Bandeira e, após a independência, voltou a chamar-se - muito justamente- Lubango.

tags:
link | comentar | partilhar
vídeo
mais recentes fãs

Obrigado

Parabéns Madeira!

Que Maravilhas!

Um sonho bem real

"Madeira e mais nada!"

Serafim Costa, profission...

Dinarte Freitas, Actor e ...

À procura da tranquilidad...

Luís Freitas Aguiar, empr...

Teresa Luís, professora

mais sobre nós
O Movimento Fãs da Madeira é uma iniciativa de cidadania sem qualquer intuito comercial ou lucrativo.
Ler mais
pesquisa
 
dê-nos a sua razão
Envie-nos um e-mail para este endereço de mail, anexe a sua fotografia e explique por que razão quer ir de férias à Madeira.

Inclua, por favor, o seu nome e profissão. A sua participação será publicada neste site após moderação.
siga-nos
. nos Blogs do SAPO
. no Twitter
. no Facebook
banners
Fãs da Madeira

Fundo transparente, 100x100
arquivos

Fevereiro 2011

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

RSS